Faça (quase)
qualquer coisa!

O Fab Lab Joinville é um local onde as pessoas se reúnem para compartilhar ferramentas, máquinas e sobretudo conhecimentos. Um lugar onde os chamados makers se reúnem para trabalhar em projetos, participar de oficinas, fazer negócios e principalmente construir coisas.

SOBRE A ASSOCIAÇÃO

O Fab Lab Joinville foi fundado no dia 04 de julho de 2016 e hoje faz parte de uma rede de laboratórios da Fab Foundation.

Nosso propósito é aproximar a comunidade na cultura Maker e das novas tecnologias de produção, oportunizando o aprendizado e surgimento de inovações, visando o desenvolvimento do aprendizado, da economia criativa e de soluções que contribuem com bem estar social de Joinville. Proporcionamos acesso às ferramentas, ao conhecimento e aos meios para educar, inovar e inventar usando a tecnologia e fabricação digital para permitir que qualquer pessoa possa fazer (quase) qualquer coisa e, assim, criar oportunidades para melhorar a vida e o sustento de todo o mundo.

Estamos constituídos como uma associação sem fins lucrativos, que é composta totalmente por voluntários locais e aberta para quem quiser participar. São esses voluntários que colocam a mão na massa e são responsáveis por conduzir todas as atividades da associação. Se você quiser se juntar ao time, será muito bem vindo!

FAB CHARTER

O que é um FabLab?

FabLabs são uma rede global de laboratórios locais que fomentam o espírito de inovação e criatividade oferecendo acesso a ferramentas de fabricação digital.

O que está num FabLab?

FabLabs possuem um inventário comum com as capacidades essenciais para criar (quase) tudo, permitindo o compartilhamento de projetos entre pessoas.

O que fornece a rede FabLab?

Assistência operacional, educacional, técnica, financeira e logística para além do que está disponível localmente dentro de um laboratório.

Quem pode usar um FabLab?

FabLabs estão disponíveis como um recurso para a comunidade, oferecendo acesso livre a indivíduos, assim como acesso à programação agendada.

Quais são as tuas responsabilidades?

Segurança: Não ferir pessoas ou equipamento.

Operações: Ajudar com a limpeza, manutenção e melhoria do laboratório.

Conhecimento: Contribuir com documentação e instruções.

Quem possui as criações num FabLab?

Projetos e processos desenvolvidos em Fablabs podem ser protegidos e vendidos sempre que desejado, mas devem permanecer disponíveis à comunidade para uso e aprendizagem.

Como podem as empresas utilizar um FabLab?

As atividades comerciais podem ser prototipadas e incubadas num FabLab, mas não devem conflitar com outros usos. Tais atividades devem crescer para além do laboratório, e é expectável que beneficiem os inventores e os Fablabs que contribuem para o seu sucesso.

FERRAMENTAS

Trello

Nossas tarefas são listadas no Trello. Qualquer pessoa pode adicionar comentários nas tarefas, então sinta-se à vontade para contribuir!

Slack

Nosso principal meio de comunicação é o Slack. Utilize-o para tirar dúvidas, propor ideias, compartilhar informações e entrar em contato com o pessoal do laboratório.

Google Drive

Guardamos nossos documentos públicos no Google Drive para que qualquer pessoa possa acessá-los. Aqui você encontra nosso estatuto, regimento interno, atas de reunião, documentos de planejamento, relatórios e outros.

EQUIPE

Alan Rafael Fachini

Bruno Fuentes

Cédric Craze

Daniel Camargo

Daniel S. Bastos

Diogo Trentini

Fabrício Rezende

Felipe Nunes Silveira

Guilherme D. Juraszek

Rogers Pereira

Romulo Bahiense

Thiago Strutz

Uiliam M. Gonçalves

Wyllian H. Kohn