Oficina: Internet das Coisas

- Fab Lab Joinville - tags: #arduino #esp8266 #iot #nodemcu


Veja como foi!

Gostaria de mais uma edição dessa oficina? Entre em contato com a gente! contato@fablabjoinville.com.br

Oficina de IoT

Quando: 29 de Outubro, às 8:00

Onde: Softville (Rua: Otto Boehm, 48 – América)

A Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things, IoT) é uma revolução tecnológica com o objetivo conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia à Internet. Ao colocar mecanismos que garantem conectividade a Internet, agora é possível não apenas rastrear objetos e coletar novos tipos de dados mas também permite combinar esses dados para gerar um nível maior de informação e conhecimento.

A Internet das Coisas vai tocar em quase todas as partes das nossa vidas nos próximos anos e promete uma mudança mais rápida e profunda do que qualquer outra tecnologia já fez. Não é uma questão se vai acontecer ou não, mas sim de como exatamente irá acontecer e o quanto isso vai mudar o mundo.

Nesse workshop, vamos explorar algumas tecnologias para experimentar o potencial desta revolução tecnológica. Vamos aprender como conectar sensorespara monitorar uma planta e como enviar os dados gerados para uma plataforma na internet. Vamos usar esses dados para gerar alertas e automatizar ações. Também vamos aprender como controlar dispositivos a distâncias.

Não se assuste! Se você não possui o conhecimento técnico no assunto, nós estaremos lá para te guiar! Teremos vários instrutores para ajudar as pessoas a avançarem no workshop. Também teremos um material muito didático para que você consiga reproduzir todas as experiências em casa. Se você não entende nada de programação e eletrônica, encare como uma oportunidade para iniciar seu aprendizado nessas áreas!

No workshop vamos utilizar o módulo NodeMCU ESP8266 para criar um dispositivo wireless conectado à internet. NodeMCU é uma plataforma de código aberto para IoT. A plataforma NodeMCU é baseada na linguagem eLua, porém vamos utilizar o ambiente Arduino para sua programação durante o workshop. Você pode encontrar mais detalhes sobre o uso de Arduino para programar o ESP8266 no repositório da comunidade.

NodeMCU ESP9266 NodeMCU ESP8266

O que trazer: Um notebook. Se você já possui algum conhecimento sobre a plataforma Arduino, pode instalar os softwares e plugins necessários.

Requisitos: Recomendável conhecimentos básicos sobre Arduino, mas não é obrigatório.

Inscrição: Temos dois tipos de inscrição. Em um deles, você pode levar o kit de desenvolvimento para casa. No outro, o Fab Lab empresta para você um kit.

Durante o workshop formaremos duplas para facilitar o aprendizado e o trabalho de tutoria. Caso você queira ir com algum amigo ou até mesmo levar seu filho ou filha, recomendamos pegar um ingresso “Levar o kit para casa” e outro “Participar da oficina”.

Inscreva-se!

A oficina será ministrada por Bruno Fuentes e Diogo Trentini.

Quer entender mais sobre a Internet das Coisas e como ela já está impactando as nossas vidas? Assista a esse vídeo do Dr. John Barrett. Nos vemos no workshop!